São José dos Campos/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3/6), a Operação Lavada, com o objetivo de apurar prática de mineração ilegal e crimes ambientais relacionados à extração irregular de areia no Vale do Paraíba.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de São José dos Campos/SP, em endereços localizados nos municípios paulistas de São José dos Campos e de Caçapava.
As investigações apontam que uma empresa realizava a extração de areia em área sem autorização de lavra e, posteriormente, transportava o material para local regularmente licenciado.
Também foram identificados indícios de degradação ambiental em Área de Preservação Permanente (APP) em decorrência das atividades investigadas.
Os elementos apreendidos serão submetidos à análise e poderão contribuir para o aprofundamento das investigações e para a identificação de outros envolvidos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da União, de mineração ilegal e de dano ambiental em Área de Preservação Permanente, cujas penas somadas podem chegar a 9 anos de prisão.
Comunicação Social da Polícia Federal em São José dos Campos
E-mail: [email protected]
Instagram: @pfsaopaulo
Fone: (12) 3202-7101
Fonte: Polícia Federal



















