Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta sexta-feira (29/05), a segunda fase da Operação Falsa Promessa, em Santa Helena/PR e Entre Rios do Oeste/PR.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Santa Helena/PR, além de um mandado de prisão preventiva e ordens judiciais de interdição cautelar de três estabelecimentos comerciais localizados em São Clemente e em Entre Rios do Oeste/PR.
A investigada presa preventivamente é apontada como uma das principais responsáveis pelos estabelecimentos utilizados para exploração sexual das vítimas. Ela estava detida na Delegacia da Polícia Civil de Santa Helena/PR e foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR.
A investigação apura a atuação de grupo criminoso dedicado ao aliciamento de mulheres estrangeiras em situação de vulnerabilidade, sobretudo paraguaias e argentinas, para exploração sexual no Brasil. As vítimas seriam atraídas mediante falsas promessas e, ao chegarem ao país, passariam a ser submetidas a dívidas fraudulentas, intimidações, restrições de liberdade e retenção de documentos.
Também há indícios de apropriação integral ou parcial dos valores obtidos nos encontros sexuais, além da retenção de documentos de identidade, inclusive de uma criança.
A segunda fase da operação foi deflagrada após a identificação de que vítimas estariam sendo transferidas entre os estabelecimentos investigados, com o objetivo de dificultar sua localização e eventual resgate.
Na operação, oito mulheres paraguaias foram resgatadas, além de três crianças. A dona dos estabelecimentos foi presa e as três casas foram fechadas e interditadas. Quatro mulheres, vítimas de exploração sexual, preferiram permanecer no Brasil para ingressar no programa de acolhimento. As demais resolveram regressar ao Paraguai, tendo o seu retorno efetivado com o apoio do consulado.
Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR
[email protected]
@pffoz
Canal para denúncias:
(45) 98821-4326
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
















