MENU

Governo de RO participa da 2ª Conferência Internacional de Integridade Pública e Privada em São Paulo

publicidade

Evento tem como público-alvo agentes públicos, membros de autarquias e empresas públicas, da Rede Estadual de Ouvidorias, além de convidados das Controladorias Gerais da União, dos estados e de municípios

As ações desenvolvidas pelo governo de Rondônia na área de integridade, transparência e fortalecimento da governança pública colocaram o estado em destaque no cenário nacional e garantiram a participação da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO) na 2ª Conferência Internacional de Integridade Pública e Privada, realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O evento, promovido pela Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP), reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir práticas voltadas ao fortalecimento da integridade, transparência e prevenção à corrupção na administração pública e privada. A participação do governo de Rondônia ocorre em meio ao reconhecimento das ações implementadas pelo estado nos últimos anos, especialmente no fortalecimento das políticas de integridade, acesso à informação, governança e modernização dos mecanismos de controle interno.

Entre as iniciativas desenvolvidas pelo governo de Rondônia estão o fortalecimento do Programa de Integridade (Proin), a ampliação das ações de transparência ativa e passiva, o incentivo à cultura de integridade nos órgãos estaduais, a modernização dos processos de auditoria interna e governança, além da implementação de ferramentas e normativas voltadas ao aperfeiçoamento do controle interno e da gestão pública. O estado também vem se destacando pela integração entre órgãos de controle, capacitação contínua de servidores e desenvolvimento de projetos voltados à prevenção da corrupção e à promoção da ética no serviço público.

Leia Também:  Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais seguem até quinta-feira (14), em Porto Velho

Representando Rondônia, participam da conferência a diretora de Integridade da CGE-RO, Pamela Jacomini; a auditora de Controle Interno, Gabriela Soares; e a coordenadora de Transparência Passiva, Bruna Coimbra. A equipe foi escolhida em razão da atuação técnica diretamente ligada às áreas debatidas durante a conferência, como integridade pública, transparência, governança e acesso à informação.

A presença da CGE-RO no encontro reforça o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia no aperfeiçoamento das práticas de controle e integridade. Nos últimos anos, o estado vem avançando na implementação de programas de integridade, fortalecimento da transparência pública, modernização dos processos internos e incentivo à cultura de governança no âmbito da administração pública estadual.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação do estado em eventos de relevância internacional evidencia o avanço das políticas públicas voltadas à transparência e à integridade. “Rondônia tem trabalhado de forma contínua para fortalecer a governança pública, investir em transparência e aprimorar os mecanismos de controle interno. Participar de um evento internacional como este reforça o reconhecimento do trabalho técnico desenvolvido pelo estado e amplia a troca de experiências para seguirmos evoluindo”, pontuou.

Leia Também:  Rondônia amplia protagonismo no planejamento governamental com artigos aprovados em congresso nacional

Com o tema “Integridade que orienta, Transparência que transforma: Construindo a confiança por meio do Acesso à Informação”, a programação aborda assuntos como programas de integridade empresarial, auditoria na prevenção e detecção de fraudes, cooperação interinstitucional no combate à corrupção e boas práticas de governança pública. Entre os destaques está a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que participou das discussões sobre ética, transparência e fortalecimento das instituições públicas.

A diretora de Integridade da CGE-RO, Pamela Jacomini, destacou que a participação de Rondônia no evento representa o reconhecimento do trabalho técnico desenvolvido pela controladoria. “A CGE-RO vem consolidando ações importantes voltadas à integridade e à transparência pública, e participar desta conferência fortalece ainda mais nosso processo de aprimoramento institucional. É uma oportunidade de compartilhar experiências, conhecer boas práticas e trazer novas estratégias que contribuam para o fortalecimento da gestão pública em Rondônia”, afirmou.

A participação da CGE-RO na conferência reforça o compromisso do governo de Rondônia com a modernização da administração pública, o fortalecimento das políticas de integridade e a ampliação das ações de transparência e governança no estado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade