MENU

TJRO premia municípios que se destacaram na campanha “Declare seu Amor” durante a Rondônia Rural Show 2026

publicidade

A foto colorida mostra auditório lotado

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), por meio da Coordenadoria da Infância, da Juventude e da Pessoa Idosa, realizou a solenidade de premiação da campanha “Declare seu Amor” na Rondônia Rural Show 2026. O evento celebrou o fortalecimento da rede de mobilização social no estado, incentivando a destinação de parte do Imposto de Renda aos fundos voltados para projetos em benefício da infância, adolescência e pessoa idosa.

A premiação reconheceu ações concretas, resultados expressivos e boas práticas que contribuíram para o aumento da arrecadação, o engajamento social e o fortalecimento de políticas públicas de proteção. Os municípios foram premiados em blocos temáticos, de acordo com indicadores de arrecadação, percentual sobre o potencial, evolução em relação ao ano anterior e número de contribuintes engajados. O grande destaque foi Vilhena, que recebeu seis troféus.

Prestigiaram a cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alexandre Miguel; o supervisor da Infância, Juventude e Pessoa Idosa, desembargador Isaias Fonseca; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Glodner Luiz Pauletto; a idealizadora da campanha, juíza Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro; o procurador-geral do Estado, Thiago Alencar, representando o Governo de Rondônia; o deputado Camargo, representando a Assembleia Legislativa; o prefeito de Ji-Paraná, Afonso Cândido; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus; o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima, além de representantes dos municípios premiados.

trofeu declare

A campanha

Segundo o desembargador Isaias Fonseca, a campanha busca ampliar a conscientização sobre a possibilidade de destinar até 3% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e até 3% aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa, sem custos adicionais para o contribuinte. “É um procedimento seguro, previsto na declaração pelo formulário completo, no qual o contribuinte pode escolher o fundo e o valor a ser destinado”, explicou. Os recursos permanecem no estado, beneficiando diretamente a população por meio de projetos sociais.

Leia Também:  Transmissão ao vivo das sessões - 27/04/2026

O presidente do TJRO, desembargador Alexandre Miguel, destacou o impacto social da campanha. “O ‘Declare seu Amor’ fala sobre coragem e amor ao próximo. O Tribunal de Justiça há anos investe em políticas públicas de transformação social, além da nossa atividade fim. A obra do artista plástico Bruno Alves de Souza, entregue nesta edição, homenageia cada um que contribui para essa transformação”, afirmou.

Municípios premiados

A colagem de nove fotos coloridas mostra municípios que se destacaram na campanha declare seu amor

A premiação começou com o reconhecimento aos destaques do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na categoria “Destaque em arrecadação”, no indicador “Maior valor arrecadado”, foram reconhecidos os municípios de Primavera de Rondônia (pequeno porte 1), Pimenta Bueno (pequeno porte 2), Cacoal (médio porte) e Vilhena (grande porte).

No indicador “Maior percentual em relação ao potencial”, ganharam destaque os municípios de Castanheira (pequeno porte 1), Alto Paraíso (pequeno porte 2), Cacoal (médio porte) e Vilhena (grande porte).

O critério “Maior evolução em relação ao exercício anterior”. Foram homenageados Campo Novo de Rondônia (pequeno porte 1), Machadinho d’Oeste (pequeno porte 2), Jaru (médio porte) e Vilhena (grande porte).

O último critério relacionado a essa categoria abrangeu o “Maior número de contribuintes”. Receberam premiação os municípios de Monte Negro (pequeno porte 1), Pimenta Bueno (pequeno porte 2), Cacoal (médio porte) e Ariquemes (grande porte).

Passando ao bloco relativo ao Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa. No indicador “Maior valor arrecadado”, destacaram-se Rio Crespo (pequeno porte 1), Alto Paraíso (pequeno porte 2) e Vilhena (grande porte).

Já no indicador “Maior percentual em relação ao potencial”, Rio Crespo, Alto Paraíso e Vilhena foram os destaques.

Quanto ao “Maior crescimento em relação ao exercício anterior”, o município de Vilhena foi o grande protagonista, com 378,69% de aumento nas destinações ao fundo do idoso.

Leia Também:  TJRO institui Selo Ambiental para premiar consumo consciente de energia e água nas comarcas

No quesito “Maior número de contribuintes” do fundo do idoso, foram reconhecidos os municípios de Monte Negro (pequeno porte 1), Pimenta Bueno (pequeno porte 2) e Ariquemes (grande porte).Outro eixo relevante da premiação foi a “Captação estratégica de recursos”. O município de Ji-Paraná se destacou nessa categoria, recebendo a premiação em grande porte.

Encerrando a solenidade, o bloco “Boas Práticas” reconheceu a criatividade, compromisso e mobilização. Foram destacados os municípios de Itapuã do Oeste, Ji-Paraná e Porto Velho, celebrando ações concretas que inspiram outras cidades a ampliar o impacto social da campanha “Declare seu Amor”.

Autoridades enaltecem a iniciativa

A foto colorida mostra autoridades discursando

Durante a cerimônia, o defensor público geral Victor Hugo de Souza Lima reforçou a importância da premiação: “Trata-se da consagração de uma política pública essencial e prioritária, nos unindo em uma grande corrente do bem.” O procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus, afirmou que o sistema de Justiça precisa se aproximar das demandas populares, e elogiou iniciativas que promovam justiça social. “É necessária a capacidade de transformar realidades e construir uma sociedade mais justa e solidária”, ressaltou.

O deputado Camargo destacou o valor do engajamento do cidadão: “Essa campanha nos lembra que solidariedade também é uma forma de Justiça. Destinar parte do Imposto de Renda para os fundos significa ajudar a construir oportunidades, dignidade, proteção e esperança para quem mais precisa, sem nenhum custo além do que já seria destinado.”

O procurador-geral do Estado, Thiago Alencar, parabenizou o TJRO. “Projetos como esse mostram que a pauta da proteção de crianças, adolescentes e idosos precisa ser defendida por toda a sociedade.”

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade